/// Acessibilidade

O festival, teve 14 mostras competitivas, divididas em longas e curtas-metragens./Foto: Divulgação

14/12/2023 - 09:53

15º Cinefantasy teve participação de funcionário da FCCR

E não é que a 15ª edição do Cinefantasy - festival pioneiro do Cinema Fantástico no Brasil – teve um representante da Fundação Cultural Cassiano Ricardo? Antonio Carlos Oliveira da Silva, que é secretário executivo do FMC (Fundo Municipal de Cultura, da FCCR), compôs a mesa de jurados da Mostra Competitiva de Curtas Fantasia. O festival apresentou uma seleção de 110 filmes de 20 países, celebrando a diversidade e a inovação no gênero fantástico, nos dias 2 a 9 de dezembro, e a premiação aconteceu no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo.

"O Cinefantasy proporcionou uma experiência profissional incrível, pois tive contato com atores, diretores e produtores de vários países, proporcionando uma troca de experiências e conhecimentos únicos. O convite foi também um reconhecimento para o trabalho desenvolvido no Fundo Municipal de Cultura e na Fundação Cultural Cassiano Ricardo”, disse Antonio. Ao lado dele, estavam Alexandre Barillari, ator de teatro, cinema e TV, destacando-se em produções na Rede Globo e Rede Record, e Gabriel Muglia, ator, diretor, roteirista preparador de elenco, professor e produtor cultural.

E quem levou o troféu na Mostra Fantasia, foi o curta-metragem "Quando os santos voltam marchando” -- uma ficção argentina que conta sobre o primeiro aniversário de Norma, sem a mãe. A incerteza e a teimosia a levarão a realizar um desejo ambicioso, do qual se arrependerá em questão de minutos.

O festival, teve 14 mostras competitivas, divididas em longas e curtas-metragens, nas sessões Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas e Pequenos Fantásticos.

A 15ª edição do Cinefantasy homenageou o produtor Rodrigo Teixeira, da RT Features, um dos maiores nomes do cinema brasileiro. Mantendo sua tradição de ser um espaço inclusivo, o Cinefantasy continua com suas mostras afirmativas, como Mulheres Fantásticas, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade e muito mais.
O Cinefantasy é um festival que se consagrou como um dos principais espaços de difusão do Cinema Fantástico no Brasil. Ao longo de suas jornadas anteriores, contou com mais 10 mil filmes inscritos e acolheu um público de mais de 90 mil pessoas, tendo sido considerado um farol para cineastas e entusiastas do cinema fantástico.

O Cinefantasy contou com os patrocínios de Proac Direto (Programa de Ação Cultural de São Paulo), Spcine, São Paulo Capital de Cultural, Cidade de São Paulo Cultura; parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som), Cine Satyros Bijou; apoio cultural da AIC, Quetzal e Mistika, Hotel Parceiro Pergamon, Hotol Feol Conces; apoio da FantLatam, Fórum dos Festivais, ADrafan. A realização foi da Flycow Produções e Objetiva Produções Audiovisuais, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Governo do Estado de São Paulo.